Placa Preta

O AUTOMÓVEL CLUBE DO BRASIL É DEVIDAMENTE CREDENCIADO PELO DENATRAN DE BRASILIA PARA EXAMINAR A ORIGINALIDADE E SEGURANÇA VEICULAR  DE VEICULOS ANTIGOS DE QUALQUER MARCA OU MODELO, NACIONAIS OU ESTRANGEIROS E EXPEDIR O CERTIFICADO PARA A OBTENÇÃO DA PLACA PRETA.

 

Placa Preta para Carros, Pick-ups, Caminhões, Ônibus e Motos.

  

Para agendar a vistoria para certificação do (s) veiculo (s) ou tirar duvidas ligue para:

Fixo - (11) 4102-7782.
Vivo - (11) 9745.45694
Tim - (11) 9588.34567.

Nextel – (11) 7723.7715 - ID 2*18759.
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


Placa Preta para carros e motos

 As placas pretas utilizadas em veículos registrados no Brasil, indicam que o mesmo são antigos, nacionais ou estrangeiros, com mais de 30 anos e que possuem suas características originais.

Criada por lei em 1997 pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a placa preta certifica a originalidade e a condição especial do veículo.

 

Por apenas R$ 700,00 você obtém o Certificado de Originalidade já incluso no valor a taxa de Associação ao Automóvel Clube do Brasil.

Em posse do Certificado de Originalidade o proprietário deverá providenciar junto a um despachante ou diretamente no DETRAN/CIRETRAN da sua cidade a obtenção da Placa Preta.

Vistorias no local a partir da sede do Clube, terão o valor de:

  • Até 50 km: Gratuito.
  • Acima de 50 km: A combinar. 

Nota: SE VOCÊ NÃO RESIDE NA CIDADE DE SÃO PAULO ( Interior ou em outro Estado ) O AUTOMÓVEL CLUBE DO BRASIL FAZ A VISTORIA DO SEU VEICULO ATRAVÉS DE FOTOS OU FILME, (peça as informações).

Ainda com dúvidas?

Leia as informações abaixo ou envie uma mensagem preenchendo o formulário que agendaremos uma visita para que o veiculo seja avaliado e se aprovado possa receber a certificação (Certificado de Originalidade).


Entre em contato através do formulário abaixo.
Nome Completo (*)
Digite seu nome
E-mail (*)
Digite seu e-mail
Assunto
DDD + Telefone
Digite um telefone
Operadora (*)
Informe corretamente sua operadora.
Mensagem
Invalid Input
Digite os dados Digite os dados
Digite os dados

 

PRINCIPAIS DUVIDAS SOBRE A PLACA PRETA
PORQUE FOI CRIADA?

Devido ao novo Código Brasileiro de Trânsito de 23/9/1997(Lei 9.503), os veículos antigos não poderiam continuar rodando, pois a nova legislação passou a exigir algumas modificações e adaptações que descaracterizariam sua originalidade.

A placa preta foi criada para agregar valor histórico a veículos antigos com mais de trinta anos mantendo os mesmos com as suas características originais de fabrica sem a necessidade de adaptações como o cinto de segurança de três pontos e espelho retrovisor lateral.

Uma das razões para donos de veículos antigos desejarem a placa preta é a valorização que ela proporciona.
A placa preta também livra o veículo de inspeções veiculares (que vão ser obrigatórias para todos os carros nos próximos anos) em todo o País.

QUANDO FOI CRIADA A LEI DA PLACA PRETA?

A "Placa Preta” foi criada a partir da publicação da Resolução 56 do Contran em 21 de Maio de 1.998.

Pergunta - Carros com Placa Preta só circulam nos fins de semana ou em guinchos plataforma?

Resposta - Não! Carros com Placa Preta podem circular livremente, como qualquer outro.

Pergunta - Despachantes podem fornecer a Placa Preta?

Resposta - Não! Somente os Clubes de Carros Antigos, devidamente credenciados pelo Denatran é que podem fazer as vistorias e expedir os Certificados de Originalidade para os veículos antigos.

Pergunta - Quais os itens que são desclassificatórios?

Resposta - Os itens principais são veículos mal conservados e com modificações que comprometam a segurança veicular, os itens desclassificatórios são utilizados segundo critérios de cada clube, pois não existe uma tabela ou planilha oficial para esta classificação.

Pergunta - Para fornecer a Placa Preta, o Clube vistoriador, tem que ser filiado à FBVA (Federação Brasileira de Veículos Antigos)?

Resposta - Não! A partir da publicação da Portaria nº 28 de 26/11/1998 que revogou os parágrafos do artigo 1° da Portaria n° 3 do DENATRAN de 08/6/1998 que dava exclusividade à Federação Brasileira de Veículos Antigos em conceder os "Certificados de Originalidade”. Os Clubes credenciados pelo Denatran de Brasília têm completa autonomia para examinar a originalidade e expedir o Certificado.

Pergunta - Veículos modificados e Hots podem obter a placa preta?

Resposta - A placa preta foi concebida originalmente para veículos antigos com mais de 80 % de originalidade e com excelente estado de conservação, mas bem sabemos que veículos modificados e alguns sem a menor condição de porta-la desfilam por todo o País nas ruas e em eventos de veículos antigos.

CLASSIFICAÇÃO POR SERIE:

O Automóvel Clube do Brasil através de seu Presidente e diretores participaram de algumas reuniões no DENATRAN em Brasília para ajudar no processo de atualizar as normas que regem a legislação da placa preta e moralizar a sua utilização no Brasil.

Demos a sugestão de se criar selos de certificação da placa preta por serie através do estado de conservação e originalidade.

Estes selos irão incentivar os proprietários a realizar melhoras na conservação e originalidade, buscando itens que faltam em seus veículos para subir na classificação melhorando assim o nível de conservação e originalidade da frota Brasileira de Veículos Antigos.

 

SELOS DA PLACA PRETA DEFINIDOS POR SERIE.

 

selo serie_ouro

SELO OURO PARA VEÍCULOS ORIGINAIS:

Serie ouro, somente serão fornecidos para os veículos inteiramente originais com mais de noventa por cento de originalidade nunca restaurados com excelente estado de conservação ou restaurados com o máximo de originalidade possível.
Estes veículos poderão participar de concursos de elegância, de originalidade ou serem expostos em encontros e exposições nacionais ou internacionais representando o País.

selo serie_prata

SERIE PRATA PARA VEÍCULOS DE COLEÇÃO:

Serie prata, será fornecido para veículos que atinjam até 90 por cento de originalidade que são a grande maioria dos pequenos colecionadores e que desejam manter um veiculo antigo e preservar a memoria de um carro que muitas vezes fez parte de sua historia de infância ou de seus Pais ou Avôs.

selo serie_bronze

SERIE BRONZE PARA VEÍCULOS DE COLEÇÃO:


Serie bronze, será fornecido para veículos antigos com mais de trinta anos e que estejam em processo de restauração para que receba no final do processo o selo adequado ao nível da restauração, selo prata ou ouro.

Nota final-

Acreditamos que com estes selos que serão fornecidos pelos clubes credenciados pelo DENATRAN e que serão obrigatoriamente numerados e identificados com o logotipo da entidade certificadora, conseguiremos moralizar a certificação e legalização de todas as categorias de veículos antigos, para que não seja beneficiado apenas um pequeno numero reduzido e elitizado de proprietários de veículos Clássicos, não correndo assim o risco de perdermos a Resolução por falta de critérios e transgressão das normas hoje vigentes da placa preta.

 

Assine nossa Newsletter

Automóvel Clube do Brasil

  • Endereço: Av. Indianópolis, 3201
  • São Paulo - SP - CEP 04063-006
  • Tel: 11 4102-7782 / 7723-7715 / Nextel: 2*18759
  • Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.